Porto Bayern

Porto Bayern

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Síndrome de Estocolmo explicado à Luz… daqueles lados

Em primeiro lugar, e antes de conjugar factos, queria sublinhar que apesar de ser um apaixonado por Desporto e por Futebol e apesar de ter sido um blogger activo em bitaites de 2005 a 2008, nunca escrevi um artigo sobre este tema. Agradeço ao novato Tiago Stuve Figueiredo a oportunidade de o fazer hoje.

Segundo o Oxford Dictionary, o Síndrome de Estocolmo acontece quando “as vítimas passam a nutrir sentimentos, afecto ou mesmo paixão por alguém que os rapta, maltrata ou faz deles reféns”. Pela sua nacionalidade, podia ser um artigo sobre o Martin Pringle, mas não é. É sobre o Luís Filipe Ferreira Vieira. Este “empresário” ligado ao sempre-lucrativo negócio de pneus e sucatas deu os primeiros pontapés na bola nos ribatejanos do Alverca. Se tiver menos de 25 anos, queira por favor passar já ao próximo parágrafo, uma vez que este clube, após 5 anos na I Divisão, desaparece em 2005 do panorama do futebol, afogado em dívidas, claro. Foi uma estreia auspiciosa, but the best is yet to come.

Em Novembro 2003, Luis Filipe Vieira sucede a Manuel Vilarinho como presidente do Sport Lisboa e Benfica, e entra logo determinado e empenhado em “engrandecer e relançar o clube”. E entrou, claro está, em grande assumindo que em 3 anos “o Benfica seria o melhor clube do Mundo”, tendo esperado 1 ano e meio para dizer que se até Outubro não tivermos 300.000 sócios demito-me (divirtam-se neste link). Escusado será dizer que o clube nunca passou os 224.000 sócios, sendo que uma “maioria” de 10 a 20% pagam as quotas regularmente. Se fossem as frases emblemáticas do Presidente, o artigo tinha 2 salmos e 7 capítulos. Prefiro ser breve e focar-me nos títulos conquistados no Futebol por LFV nos últimos 5 anos. Campeão Nacional em 2009/2010. E nem a Supertaça levaram, Rolando e Falcão marcaram em Aveiro numa vitória simples e incontestável de Verão.

Nesse período, em 5 época desportivas completas, o Sport Lisboa e Benfica do Vieira apresenta 1 (um) título nacional. O Presidente Jorge Nuno Pinto Costa conquistou entretanto nacional e internacionalmente 14 títulos. Este ano, ambos estão afastados da Champions e empatados nas contas nacionais (presentes na Taça e com o mesmo número de pontos no Campeonato). Este post não está relacionado com o Quem Quer Ser Milionário, mas vou pedir a ajuda do público para medir o pulso aos clubes, começando pelo que lidera.

No FCP as opções são unânimes e racionais – tem sido uma época difícil. O plantel não foi escolhido na perfeição, Janeiro servirá para corrigir erros, o treinador não é o ideal, as opções de jogo são duvidosas, as compras de passes (Herrera / Ghilas) revelam-se dolorosas, mas há a esperança, cimentada com abertura do mercado e melhorias em campo, que em Maio tudo acabará como sempre, a festejarmos o tetra-campeonato.

No SLB as opções também são unânimes, mas aqui difíceis de perceber. A culpa, não deste ano, mas desteS mauS anoS é…. dos árbitros.

E aqui entra Estocolmo! O Presidente do Clube comete os seguintes erros:

i. Contra tudo e contra todos, segura Jorge Jesus, o treinador que 4 anos antes lhe deu um título e que (muito) mais recentemente, em Maio com 3 derrotas em 3 finais mostrou a sua estaleca e na cabeça dos seus jogadores tatuou a palavra FALHADO na testa;



ii. Rodeia-se mal, planeia mal, vende mal (perdão, não vende) e constrói mal um plantel, uma estrutura e uma equipa. Louvo o estudo recente da brasileira Pluri Consultoria que revela que o Benfica subiu 4 posições e valorizou o plantel esta temporada. A nação Benfiquista rejubilou. E nem se perguntam como é que com 12 entradas no plantel e 0 vendas, seria possível desvalorizar um plantel! Sálvio, Matic, Gaitán e Garay têm “meia-Europa” atrás deles, mas pelo que vejo, é só a outra metade que anda a comprar.

iii. Compra mal os árbitros. Esta é impossível de ficar indiferente. “Se o FCP ganha títulos consecutivamente porque os compra”, o Presidente dos encarnados anda a dormir.

Posto tudo isto, fico siderado quando vejo que apenas 8 em 100 adeptos do Benfica culpa o Presidente por ter reservado inúmeros mas conquistado apenas 1 título nacional em 5 anos. Se os Portugueses fossem melhores a avaliar quem os comanda, acredito que o próprio País estivesse melhor. Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente que tem admiração eterna, gratidão ou pelo menos consideração por parte da totalidade (100%) de adeptos do FCP não ganhou 3 ou 4 jogos em Novembro deste ano e tenho a certeza que o índice de culpabilização dele rondaria os 20% num estudo e plataforma semelhante. 

Perante estes factos, podem chamar a uns iludidos e a outros mal-agradecidos. Podem chamar a uns mal-habituados e a outros resignados. Eu cheguei há dias a esta conclusão. Os adeptos do Benfica sofrem do Síndrome de Estocolmo, o tal estado mental onde as vítimas desenvolvem laços afectivo pelo(s) seu(s) malfeitor(es), que muitas vezes se transforma “numa verdadeira relação de cumplicidade, chegando muitas vezes as vítimas a defender os seus sequestradores e mesmo a ajudá-los a fugir ao cumprimento da lei.”




Alguém tem outra explicação melhor?

PS - Este artigo foi escrito ao obrigo da opinião de que a Taça Carlsberg / BWIN / LIGA não é meritória de ser incluída no palmarés de um clube como título nacional.

PS 2 - Este artigo também foi escrito ao NÃO-abrigo do novo Acordo Ortográfico, apesar dos esforços do corrector, que desde uma actualização de software, passou a estar indrominado.

Filipe Ortigão Guimarães








3 comentários:

  1. caríssimo Tiago e caras(os) visitantes deste espaço de referência do maravilhoso mundo que é a bluegosfera,

    votos sinceros de Boas Festas! e de um Próspero 2014 (que bem precisamos :D)

    no fundamental:
    penso que estamos todas(os) a necessitar de um tempo extra com as nossas famílias, para o prolongamento do campeonato que se segue. é que o dia seguinte é já Amanhã :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Se é assim... Vieira amigo, os portistas estão contigo.

    Abraço e Bom Natal para todos.

    ResponderEliminar