Porto Bayern

Porto Bayern

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sistema: o FC Porto e os treinadores/clubes da Liga Zon Sagres

Calma, não se assustem com o título! O meu blog não foi roubado por nenhum fanático das teorias da conspiração ao estilo dos mais irracionais adeptos do Benfica! Bem pelo contrário, apenas pretendo desmistificar a ideia por eles defendida de que o Porto apenas vence por colocar vários ex jogadores a treinar diversos clubes da Liga Zon Sagres, os quais têm como missão abrir as pernas nos jogos com os Dragões e comer a relva nos jogos contra os Lampiões. Antigamente ainda me ria quando os ouvia, e achava que ignorar era a melhor solução, mas se posso desarmá-los com factos concretos, tanto melhor. Então cá vai.

Consideram os benfiquistas que o Porto tem muitos clubes amigos, nos quais coloca treinadores afectos aos dragões (de preferência ex jogadores), e que estes não são sérios profissionais.
Entre os clubes apontados como afilhados do FC Porto e do suposto Sistema contam-se os seguintes:

* Académica - Sérgio Conceição é o actual treinador, Pedro Emanuel e André Villas Boas também por lá já andaram.
* Belenenses - As boas relações entre o FC Porto e os azuis do Restelo, as quais se traduzem em pontuais contratações pelo FC Porto (ex. Emerson, Rolando, César Peixoto), não são nada bem vistas pelos rivais lisboetas.
* Olhanense - Sérgio Conceição e Jorge Costa já foram treinador dos rossoneros de Olhão.
* Paços de Ferreira - Costinha e Maniche assumiram o comando técnico dos homens da capital do móvel esta época, sendo que o ex treinador dos castores lidera actualmente o FC Porto.
* Braga - Domingos Paciência e Jorge Costa já treinaram os bracarenses, Jesualdo Ferreira está lá neste momento, António Salvador terá ligações privilegiadas a Pinto da Costa (na prática apenas não maltrata o presidente do FC Porto e por isso é acusado de lhe ser submisso e querer ficar com o lugar dele no futuro, mas isso é outra história).
* Gil Vicente - Aloísio já foi director desportivo dos gilistas, Rui Quinta já fez parte da equipa técnica, António Fiuza não tem por hábito afrontar o FC Porto e o seu presidente publicamente.
* Rio Ave - Nuno Espírito Santo é o actual treinador, o anterior treinador era Carlos Brito, o qual sempre foi associado ao FC Porto e as relações entre as direcções sempre se pautaram pela cordialidade.
* Setúbal - Dizem as más línguas que os jogos contra o Setúbal não contam, que são seis pontos garantidos para os dragões, mas esquecem-se do resto, já lá iremos.
* Sporting - Conotado nos últimos anos como clube amigo dos dragões, os leões têm sido acusados de serem submissos aos azuis brancos, pelo menos até à chegada de Bruno de Carvalho.

Exposta a teoria da conspiração, vamos aos factos concretos (jogos oficiais dos últimos 5 anos - fonte www.zerozero.pt).

FCP vs Académica = Liga 7v, 1e, 1d; Taça de Portugal 1d; Taça da Liga 1v, 1e; Supertaça 1v.
SLB vs Académica = Liga 6v, 2e, 1d; Taça de Portugal 1v; Taça da Liga 1v.

Curiosidades: 
Pedro Emanuel treinava a Académica quando esta eliminou o FC Porto da Taça de Portugal ( resultado 3-0) e quando a Briosa empatou a 1 no Dragão para o campeonato (ambas em 2011-2012);
Sérgio Conceição treinava a Académica quando esta venceu o FC Porto para o campeonato por 1-0 (2013-2014).


FC Porto vs Belenenses = Liga 1v, 2e, 0d; Taça de Portugal 1e.
Benfica   vs Belenenses = Liga 2v, 1e, 0d.


FCP vs Olhanense = Liga 5v, 3e, 0d.
SLB vs Olhanense = Liga 6v, 3e, 0d; Taça de Portugal 1v; Taça da Liga 2v.

Curiosidades: 
Jorge Costa treinava o Olhanense quando os Algarvios empataram a 2 golos no Dragão (época 2009-2010), roubando dois pontos aos portistas que tentavam uma aproximação final ao Benfica. Nessa época, os comandados de Jorge Costa apenas comeram a relva contra o SLB na Luz, perdendo injustamente por 5-0.


FCP vs Paços de Ferreira = Liga 5v, 4e, 0d; Taça da Liga 1v; Supertaça 1v.
SLB vs Paços de Ferreira = Liga 9v, 0e, 0d; Taça da Liga 1v; Taça de Portugal 1v, 1e.

Curiosidades:
O Paços de Ferreira foi acusado de facilitar a vida ao FC Porto no último jogo do campeonato da época passada. Por outro lado, podemos verificar que os homens da capital do móvel apenas se esforçam contra o SLB. Um empate em 12 jogos (numa 2ª mão de uma meia final em que tinham perdido 2-0 em Paços de Ferreira, que estava praticamente resolvida, estando os pacenses de atenções voltadas para a tentativa de manutenção do 3.º lugar no campeonato) e um total de 9 golos marcados contra 32 sofridos são demonstrativos das dificuldades sentidas pelo SLB nos últimos anos.


FCP vs Braga = Liga 8v, 0e, 1d; Taça de Portugal 1d; Liga Europa 1v; Taça da Liga 1d.
SLB vs Braga = Liga 5v, 2e, 2d; Taça de Portugal 1v; Liga Europa 1v, 1d; Taça da Liga 1e.

Curiosidades:
Domingos Paciência (ex jogador e capitão do FCP) venceu os dragões por 1-0 na Pedreira (época 2009-2010). De resto, podemos concluir que o SLB não se dá bem com a corrente de ar que se sente em Braga, fruto de não haver bancadas nas superiores.


FCP vs Gil Vicente = Liga 3v, 1e, 1d; Taça da Liga 1e.
SLB vs Gil Vicente = Liga 4v, 1e, 0d; Taça da Liga 1v.

Curiosidades:
Vítor Pereira perdeu o seu único jogo para a Liga Zon Sagres contra o Gil Vicente (3-1 em Barcelos, na época 2011-2012). O director para o Futebol dos gilistas era...Aloísio, grande figura dos anos 90 dos dragões. O ano seguinte, ainda com Aloísio como director para o futebol, o Porto empata na jornada inaugural com o Gil Vicente em Barcelos. Empatando com o FC Porto em Barcelos em 2012-2013, o Gil Vicente não se fez rogado e dificultou a vida também ao Benfica nessa época, já que tudo fez para não perder por 3-0 em Barcelos e 5-0 na Luz.


FCP vs Rio Ave = Liga 8v, 1e, 0d; Taça de Portugal 2v; Taça da Liga 1v.
SLB vs Rio Ave = Liga 8v, 1e, 0d; Taça de Portugal 1v; Taça da Liga 1v.

Curiosidades:
Nuno Espirito Santo (ex guarda redes do FC Porto e símbolo do balneário nas épocas de Jesualdo Ferreira) era treinador do Rio Ave quando os vila condenses alcançaram um empate a 2 no estádio dos Arcos contra o FCP (o empate do FC Porto surgiu já perto do final da partida por Jackson Martinez). Nessa época, roubou dois pontos ao FC Porto, que tanta falta podiam ter feito nas contas do final da época. Em compensação, perdeu os dois jogos com o SLB, sendo que o jogo da segunda volta na Luz acabou com esclarecedores 6-1. Parece-me que os jogadores do Rio Ave gastaram as pilhas todas a correr atrás do Moutinho e do James Rodrigues...


FCP vs Setúbal = 9v, 0e, 0d; Taça da Liga 2v.
SLB vs Setúbal = 7v, 1e, 0d.

Curiosidades:
É verdade que o percurso do FC Porto frente ao Setúbal tem sido 100 por cento vitorioso. Contudo, é também verdade que Benfica não encontra grandes dificuldades contra os homens do Sado. 7 vitórias e um empate em 8 jogos, 29 golos marcados contra 4 sofridos. No único empate registado nos 8 confrontos, saliente-se que o Setúbal fez tudo para não perder, tendo para o efeito marcado apenas um golo na própria baliza e cometido somente um penalti já em período de descontos, sendo que Cardozo o falhou (atirou à barra, o Guarda redes não defendeu).


FCP vs SCP = Liga 5v, 3e, 1d; Taça de Portugal 1v.
SLB vs SCP = Liga 6v, 2e, 1d; Taça de Portugal 1v; Taça da Liga 2v.

Curiosidades:
Sendo o Sporting tão submisso ao FC Porto, não deixa de ser estranho que o Benfica obtenha melhores resultados contra o leões do que os drãgoes. Repare-se até que numa das piores épocas de sempre do Sporting, os leões conseguiram roubar dois pontos ao FC Porto (empate a 0 em Alvalade a época passada, roubando dois pontos que podiam ter sido muito importantes nas contas finais), sendo que nessa época perderam os dois jogos contra o SLB (3-1 e 2-0).

Desmontada a teoria da conspiração (uma das muitas, diga-se!), quero apenas dizer que tenho muito orgulho em ser do FC Porto. Podemos falhar, já falhámos muitas vezes, e iremos certamente falhar mais vezes no futuro. Mas nessas situações, olhámos e voltaremos a olhar para dentro, para tentar perceber o que foi mal feito e o que tem de ser corrigido (seja vender jogadores e comprar outros, seja despedir o treinador, seja responsabilizar os dirigentes, etc.), para voltar a vencer, porque esse é o nosso destino. Não procurámos nem procuraremos razões mirabolantes, mitos inacreditáveis e teorias da conspiração para desculpar os nossos falhanços.

P.S. Se calhar o SLB também faz parte do sistema, abrem sistematicamente as pernas...
Resultados dos jogos oficiais entre FCP e SLB:
Últimos 11 anos (desde 2002-2003): Liga 12v, 7e, 3d; Taça de Portugal 1v, 0e, 2d; Supertaça 2v;  Taça da Liga 0v, 0e, 2d.
Últimos   5 anos  (desde 2009-2010): Liga  5v, 2e, 1d; Taça de Portugal 1v, 0e, 1d; Supertaça 1d; Taça da Liga 0v, 0e, 2d.



Sem comentários:

Enviar um comentário