Porto Bayern

Porto Bayern

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Taça de Portugal - Começar bem o ano

O FC Porto volta amanhã a jogar para a Taça de Portugal e tem como objectivo entrar com o pé direito em 2014. Depois de uma exibição muito abaixo dos mínimos exigíveis (estou a falar do nível que é exigido aos tri-campeões nacionais e não do nível que é exigido às restantes equipas do futebol português porque já vi o Sporting e o Benfica fazerem muito menos do que o Porto fez em Alvalade sem sequer metade das repercussões na imprensa desportiva e sem que isso criasse grande alarido junto dos seus adeptos), é obrigatório que o FC Porto dê sinais de que está preparado para os difíceis desafios que se avizinham. É fundamental marcar posição, corrigir os erros que continuam a ser cometidos e dar uma demonstração da força do dragão antes da sempre peculiar (ia escrever complicada, mas depois lembrei-me dos resultados dos últimos anos) visita ao estádio da Luz. Rezo para que Paulo Fonseca abdique do duplo pivot defensivo e que não volte a encostar quer Lucho, quer Carlos Eduardo ao ponta de lança, mas já não tenho grandes esperanças quanto a isto.

O Atlético, adversário de amanhã, ocupa actualmente o 21.º e penúltimo lugar da 2ª liga e tem-se revelado uma equipa demasiado frágil quer a defender quer a atacar. Em termos ofensivos, regista apenas 12 golos marcados em 23 jogos, precisando de quase 180 minutos para marcar um golo, o que é demonstrador da fraca oposição que espera os portistas  no jogo de amanhã. Salta, ainda, à vista o facto de o Atlético ter perdido 13 dos 23 jogos efectuados, pelo que não se espera também grande resistência e qualidade em termos defensivos. 

No entanto, note-se que o FC Porto já defrontou o 20.º classificado da 2.ª liga também para a Taça de Portugal e a exibição deixou muito a desejar (1-0 contra o Trofense). O adversário de amanhã já causou uma surpresa para a Taça há uns anos atrás, tendo o agora regressado Quaresma desperdiçado um penalti perto do apito final que podia ter levado o jogo para o prolongamento. Espero que a história não se repita e que o FC Porto vença convincentemente amanhã.


Lista de convocados:
Guarda-redes: Fabiano e Sinan Bolat;
Defesas: Danilo, Otamendi, Mangala, Diego Reyes e Alex Sandro;
Médios: Fernando, Lucho, Defour, Herrera e Josué;
Avançados: Jackson, Ghilas, Varela, Licá, Kelvin, Ricardo e Quaresma.

Relativamente ao jogo de Alvalade para a Taça da Liga, registam-se as saídas de Maicon e Carlos Eduardo e as entradas de Reyes, Ricardo e Quaresma. 

Apesar do FC Porto defrontar um adversário teoricamente acessível, acho que Paulo Fonseca deveria fazer alinhar um onze muito próximo daquele que subirá ao relvado da Luz no domingo a oito. Penso que este é o adversário ideal para os jogadores ganharem confiança e para deixar para trás a aura negativa do último jogo. Os jogadores menos utilizados terão oportunidades nos jogos da Taça da Liga que se realizam depois da deslocação à Luz, sendo que se o jogo de amanhã for resolvido na primeira parte, poderão ainda entrar no decorrer do segundo tempo. Tenho pena que CE20 esteja suspenso, gostaria que continuasse a evoluir a titular.

Minha equipa para amanhã:

Fabiano, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Defour, Lucho, Quaresma/Kelvin, Varela e Jackson. 
Na segunda parte entrariam Ghilas, Josué e Kelvin/Quaresma.

P.S.: Muito bem Paulo Fonseca a confrontar Defour e Quintero relativamente às declarações em que manifestam a sua insatisfação. Eu até entendo que eles estejam insatisfeitos e que este é realmente um ano importante para ambos, mas as queixas não são para ser feitas nos jornais, mas em conversas privadas. Gostei de ouvir Paulo Fonseca neste aspecto, só tenho pena que esta exigência não exista para com ele próprio e que venha sempre com paninhos quentes e com discursos de coitadinhos nas conferências de imprensa antes e depois dos jogos. Custava alguma coisa ter dito no final do jogo de Alvalade que "não jogámos nada! Os jogadores e eu deixámos muito a desejar e exibições destas não se podem admitir no FC Porto"? Era isso que eu gostava de ter ouvido... 





Sem comentários:

Enviar um comentário