Porto Bayern

Porto Bayern

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Vídeo da Semana: o primeiro encontro de 2 jogadores que marcaram uma geração

Recebida a autorização do simpático Paulo Bizarro, autor da página de facebook "Os Filhos do Dragão" e responsável por um arquivo de vídeos e fotografias capaz de fazer inveja ao próprio FC Porto, a gerência do estaminé anuncia que as quartas feiras passarão a ser dedicadas a vídeos do nosso grande clube (excepcionalmente nas semanas em que o FC Porto jogar às quartas feiras os vídeos serão publicados às terças feiras).

Tentaremos encontrar e disponibilizar vídeos emblemáticos e demonstrativos de momentos marcantes da história do mais titulado dos clubes portugueses e, quando possível, explicar as razões pelas quais os vídeos escolhidos são especiais para este estaminé.


video


A escolha de hoje recai num derbi do ano do penta, mais concretamente a recepção ao Salgueiros, adversário que deixa saudades. No FC Porto alinhavam craques feitos como Drulovic, Zahovic, Capucho, Jorge Costa ou Jardel, mas do 11 inicial faziam ainda parte "cromos raros" como João Manuel Pinto, Panduru e Kralj. No banco, o actual seleccionador nacional, Fernando Santos, o angolano Quinzinho, vá se lá saber porquê a coqueluche da equipa, sendo que Chippo e "Miguel Castro", vulgo Mielcarski também por lá deviam estar. O jogo foi de sentido único e a vitória sorriu naturalmente aos azuis e brancos. 4-1 foi o resultado final, com golos de Jardel (x2), Drulovic e Quinzinho.


No entanto, ainda não falei dos jogadores que me levaram a escolher este video. Em primeiro lugar, e porque falei dele no último post, Ricardo Carvalho estreava-se com a camisola azul e branca na primeira divisão, após ter estado emprestado ao Leça na época anterior. Grande promessa da formação azul e branca em que os responsáveis depositavam enormes esperanças, o jovem central cometeu um erro crasso e ofereceu um golo fácil ao avançado salgueirista. Contudo, demonstrando toda a sua classe, não se deixou afectar pela gaffe e realizou uma exibição bastante segura no restante do jogo.


Lembro-me da primeira vez que vi Ricardo Carvalho. O meu pai durante grande parte dos anos 90 fez parte da equipa médica do Leça e no verão de 97 fui com ele ao estágio de pré época dos leceiros na Urgeiriça. Quando me apresentaram o Ricardo Carvalho, um miúdo acabado de subir aos séniores e aparentemente muito tímido, disseram-me "este gajo é um craque, é do FC Porto". E não se enganaram! Saudades de o ver a sair da defesa com a bola controlada ultrapassando adversários como se de um número 10 se tratasse. Não há nem vai haver muitos como ele.





Por falar em número 10, sabem quem dava os primeiros passos pela equipa do Salgueiros, chegado do Alverca? Vejam no vídeo se um rapaz chamado Anderson Luíz de Sousa vos diz alguma coisa. Sim, é verdade. Frente a frente neste longínquo derbi estiveram dois dos melhores jogadores do FC Porto dos últimos 20 anos. Ricardo Carvalho vs Deco. E como Deco percebeu nesse dia, no Dragão os azuis ganham sempre aos vermelhos e passados poucos meses o luso brasileiro já equipava de dragão ao peito e ajudava a fechar a conquista do único penta do futebol nacional.


PS: Já fizeram like na página de O pé que está mais à mão no facebook? Vamos lá!

PS 2: Parece que vamos ter o grande benfiquista Manuel Mota no Dragão. Já é à descarada, já vale tudo e o nosso Porto sem reagir...



Sem comentários:

Enviar um comentário