Porto Bayern

Porto Bayern

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Antevisão FC Porto - Vitória Sport Clube: Não pôr a carroça à frente dos bois

O FC Porto recebe hoje às 20h30 o Vitória de Guimarães em jogo que abre a 21ª jornada do campeonato e o qual se prevê de dificuldade bastante elevada. Os comandados de Rui Vitória formam uma equipa bastante compacta, competente e dura a defender e perigosa no contra ataque. Apesar de não poderem contar com o castigado André André e de terem vendido Hernâni no mercado de Inverno, os vimaranenses têm várias individualidades (incluindo Octávio, Ivo Rodrigues e Sami que, ao que tudo indica, e ao contrário de outros, não estarão condicionados) capazes de pôr em sentido os azuis e brancos. 
Pese embora a valia do adversário, ao FC Porto é exigida uma exibição séria e concentrada. Os jogadores portistas sabem que apenas a vitória interessa nesta luta pelo primeiro lugar e que para poderem alcançar o triunfo esta noite o desafio de Basileia não pode ser uma preocupação. Não é sequer imaginável qualquer poupança de esforços hoje à noite, porque a perda de pontos pode pôr em causa definitivamente o sonho de reconquistar o título em Maio.

Lopetegui repetiu os convocados escolhidos para o jogo de Moreira de Cónegos e é expectável que repita também o 11 inicial apresentado no fim de semana passado. Dúvidas apenas quanto à dupla de centrais, já que Martins Indi precisa de jogar depois de ter ficado duas semanas de fora e quanto à hipótese de Brahimi tirar o lugar a um dos extremos. Relativamente à convocatória de Hernâni, acredito que desta vez não será ele a ir para a bancada e que estará no banco de suplentes pela primeira vez. Será curioso ver se a subida de forma de Casemiro, Alex Sandro e Tello veio para ficar.

Equipa provável: Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano/Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Oliver, Tello, Quaresma/Brahimi, Jackson Martinez.

Infelizmente não poderei ver o jogo desta noite em directo (mais uma vez a AFP marcou jogo do campeonato de futsal para a mesma hora de um jogo do FC Porto), mas aproveito para informar que o estaminé passará a partir de hoje a contar com a colaboração do grande portista Miguel Guimarães, o qual fará a crónica e comentários ao jogo.

PS: Tenho observado com grande curiosidade e interesse as notícias relativas ao Sporting e ao Benfca postas a circular esta semana. Numa só semana caíram de vez e com grande estrondo dois mitos com várias anos. 



Em primeiro lugar, caiu o mito muito divulgado segundo o qual os portistas e em particular os super dragões são uns grandes vândalos e arruaceiros, ao contrário das restantes claques e respectivos adeptos. Longe de mim defender quaisquer claques ou marginais da sociedade, mas parece-me que ficou claro que nem uns são os anjnhos que defendem ser, nem os outros são os únicos delinquentes em Portugal. Que fique claro: há pessoas boas e pessoas más, há delinquentes e pessoas espectaculares, há quem não valha nada e quem tudo mereça em todos os clubes. TODOS.


Em segundo lugar, caiu também o mito de que o FC Porto é o único beneficiado pelas Câmaras Municipais e pelo Estado. Mais uma vez, todos têm telhados de vidro, pelo que o melhor é ninguém andar a atirar pedras ao telhado do vizinho e, em vez disso, meterem a viola no saco. O Miguel Fernandes do Tribunal do Dragão explica muito bem a queda deste mito numa grande posta. Ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário