Azul e Branco

Azul e Branco

quinta-feira, 5 de março de 2015

Antevisão SC Braga - FC Porto

São indiscutivelmente as equipas mais fortes e influentes do norte de Portugal que se defrontam hoje, em Braga, acauteladas, pois claro, as diferenças de dimensão, a história e a qualidade dos planteis.
O percurso no campeonato destas 2 equipas é muito semelhante, um começo titubeante onde se percebia que havia matéria prima mas os conjuntos não funcionavam. Com o evoluir do campeonato, Porto e Braga foram construindo e cimentando os seus planteis estando ambas, nesta altura, a viver a sua melhor fase da época.

O Braga, que lutava há várias jornadas com o Guimarães pelo 4º lugar, cimenta a sua posição na tabela classificava, deixando para trás o seu maior rival e cola-se ao Sporting, ameaçando assaltar o 3º lugar. 
O Porto, por sua vez, quebra o enguiço e finalmente vence um clássico, assim como vence um adversário de renome, algo que começava a deixar os adeptos impacientes, pois nos jogos de grau de dificuldade elevado o Porto não conseguia vencer nem convencer - como foi nos jogos contra o Benfica para o campeonato, contra o Sporting para a Taça e com o Basileia para a liga do campeões.

Voltando um pouco atrás, a vitória do FC Porto contra o Sporting não valeu só 3 pontos, afastou fantasmas e demonstrou o que esta equipa é capaz de fazer quando o conjunto funciona e as individualidades aparecem, mostrou um Tello que ainda não tínhamos visto, mostrou um Jackson a assistir, fazendo as vezes do Tello (e que assistências) ,mostrou um Evandro que é capaz de entrar no 11 e jogar como se jogasse a titular desde o inicio da época, mostrou que o Porto de Lopetegui está a crescer e a amadurecer.

Regressando a Braga, mais logo, só um resultado interessa ao Porto, os 3 pontos! Na corrida para a meta final começam a escassear quilómetros e zonas de ultrapassagem e se o Porto quer ser campeão tem de encarar estes jogos da recta final da competição como autênticas finais independentemente do adversário.

Amanhã será sem dúvida o teste mais difícil da época para o Porto, sim, era mesmo isto que queria escrever. Passo a explicar: o próximo jogo é sempre o mais importante, é sempre aquele que pode deitar tudo a perder e tudo a ganhar, é o jogo que pode dar os 3 pontos, assim como pode fazer com que uma equipa estagne na tabela classificava. Os jogos que já passaram já não contam, tudo aquilo que sabemos depois, só o sabemos porque já o vimos, adivinhar depois de ver é fácil. 
Espera-se um Porto forte que irá procurar assumir o jogo como é seu hábito, tendo de ter em atenção que o Braga é uma equipa que se lança muito bem no contra-ataque e tem jogadores tecnicamente evoluídos na frente que podem fazer a diferença. No entanto, o Porto tem mostrado bastante solidez na defesa, não concedendo praticamente golos nos últimos jogos, algo que seguramente quererá manter em Braga.

Finalmente deixo aquele que seria o onze que gostava de ver a alinhar no jogo de logo à noite.

Fabiano; Alex Sandro; Danilo; Maicon; Marcano; Evandro; Herrera; Casemiro; Tello; Quaresma; Jackson.
          Outros convocados: Helton, Indi, Aboubakar, Quintero, Brahimi. Hernani, Ricardo e Rúben.


          Antevisão ao jogo feita pelo Miguel Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário