Porto Bayern

Porto Bayern

sábado, 11 de abril de 2015

Antevisão Rio Ave - FC Porto: Jogo de tripla - vencer, vencer ou vencer

Confesso que estou muito apreensivo para o jogo de amanhã. Tenho dúvidas que o jogo esteja a ser preparado da melhor forma possível e que o foco esteja, efectivamente,  a 100 por cento no decisivo encontro de Vila do Conde. Há pequenos sinais, quase indetectáveis pormenores, que apontam no sentido de que muita gente (tanto adeptos como parte da estrutura) já está com a cabeça no jogo da Uefa Champions League de quarta feira. 
Começando pelas conversas entre adeptos. Quase nenhum deles fala do difícil jogo contra a equipa que bateu o Benfica há 3 semanas. A preocupação da esmagadora maioria dos adeptos está em saber quem são os jogadores bávaros que não vão defrontar o FC Porto ou em perceber se a lotação do Estádio do Dragão vai ou não esgotar nesse dia. Para mim, neste momento, isso é praticamente indiferente. O que eu quero saber é se a equipa vai ser apoiada em Vila do Conde ou não. O que me interessa é saber se o Rio Ave vai estar ou não na máxima força (a resposta é, felizmente, negativa).

Porém, não são só os adeptos a estarem já com a cabeça na UCL. Os (ou parte dos) responsáveis pelo marketing e comunicação do FC Porto, mal terminou o jogo de segunda feira com o Estoril, fizeram questão de promover o embate frente ao Bayern. Ainda bem que alguém os recordou que antes do jogo das competições europeias ainda jogamos em Vila do Conde e que, posteriormente, tenham começado também a promover o jogo com o Rio Ave.

Por fim, mais um pequeno sinal que me deixa desconfortável. A convocatória para o jogo de amanhã e as ausências de Martins Indi, Adrián Lopez e Jackson. No que diz respeito a Martins Indi, acho que a sua ausência só se pode prender com limitações físicas. Qualquer outra justificação não faz sentido para mim. Maicon só há poucos dias voltou aos treinos depois de uma lesão e caso tenha uma recaída no jogo, seremos obrigados a recorrer a Reyes. Não seria muito mais seguro ter Indi (pelo menos!) no banco? Quanto a Jackson, espero que a sua ausência nada tenha que ver com eventuais poupanças para o jogo de Bayern e que não apareça a treinar sem limitações no Domingo, como que se estivesse guardado para a Liga dos Campeões. Já em relação a Adrián Lopez, recordo que a sua lesão remonta a Janeiro, ou seja, o espanhol está há quase 3 meses para recuperar. Ou será que a "lesão" não é só física? A verdade é que sem Tello, Jackson, Adrián e Quintero, Lopetegui apenas terá ao seu dispor os prováveis titulares Quaresma, Brahimi e Aboubakar, acompanhados dos jovens Hernani e Gonçalo Paciência. Manifestamente pouco para as dificuldades que os vila condenses causarão (ver convocados). Equipa provável: Fabiano, Danilo (vê se levas um amarelo, rapaz!), Alex Sandro, Maicon, Marcano, Casemiro, Herrera, Oliver, Quaresma, Aboubakar e Brahimi.

Não quero com isto dizer que não compreendo a importância (desportiva e financeira) do jogo contra os alemães mas para mim a prioridade deverá ser sempre o campeonato, até porque, por muito que nos custe, não temos plantel para apostar com exuberância nas duas competições ao mesmo tempo e na UCL vamos defrontar a melhor equipa do mundo da actualidade, sendo que a segunda mão se disputa, ainda por cima, na Alemanha... Tarefa quase impossível!

Podemos passar, sim, mas de uma coisa podem ter a certeza. Se me dessem a escolher perder 1-0 com o Rio Ave e ganhar 1-0 ao Bayern ou vice versa, eu escolhia ganhar aos vilacondenses. Claro que ganhar os dois embates seria espectacular, mas não tenho dúvidas que devemos escolher bem a competição em que apostamos.

Espero estar enganado quanto às observações que fiz e que este mau feeling se revele infundado. Só a vitória interessa amanhã, uma vez que não podemos deixar que o Benfica aumente a vantagem que tem sobre nós, sob pena de hipotecarmos definitivamente o campeonato.

PS: Eu já vi este filme em algum lado... Reservas de rotundas, jogadores que já dão este campeonato como ganho e que já pensam no tricampeonato, campanhas sem vergonha a fazer pouco do colinho que os segurou na primeira volta e um treinador que diz que não vai poupar ninguém amanhã para o jogo com o FC Porto, "esquecendo-se" que antes disso ainda joga no Restelo. Ou já está condicionado/comprado o jogo com o Belenenses e não entra para o totobola?




Sem comentários:

Enviar um comentário