Azul e Branco

Azul e Branco

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Jornada 4: SC Braga 0-1 FC Porto

Numa das deslocações teoricamente mais difíceis deste campeonato, a nossa equipa entrou bem e foi premiada com um golo madrugador após um fantástico gesto técnico de Corona. Durante todo o jogo, o FC Porto esteve mais perto do 2-0 do que o Braga do empate. Numa primeira parte com muita movimentação e agressividade, a equipa criou inúmeras oportunidades mas não foi capaz de as concretizar muito por culpa das defesas de Matheus e dos falhanços dos nossos jogadores. Na segunda parte, Sérgio Conceição mudou para 4-3-3 para equilibrar a equipa e foi exatamente isso que aconteceu. Não tivemos tanta facilidade em criar situações de perigo mas conseguimos controlar o jogo com mais presença no meio campo. Deixámos por isso de dar espaço entre linhas ao adversário que tinha permitido a Fábio Martins e a Xadas os lances de maior ameaça à nossa baliza.

Pontos (+)

- Brahimi (MVP) - Se Matheus foi o MVP do jogo, Brahimi foi o nosso MVP. Sozinho conseguiu destabilizar a equipa do Braga.
- Ricardo - Mais uma vez esteve muito interventivo com bons apontamentos a atacar e defender.
- Marega - Tem um poder de arranque impressionante e sabe usar o que tem.
- Corona – Fez um golo digno de um jogador com muita qualidade. 
- Óliver - Que grande primeira parte! Parece que a sua criatividade aumenta de jogo para jogo.
- Ótavio e André André – Duas boas substituições que deram o equilíbrio à equipa.

- Movimentações ofensivas - o quarteto mais ofensivo fez movimentações constantes de maneira a criar linhas de passe e novas formas de chegar à baliza.
- Adaptabilidade e substituições – A equipa passou de 4-4-2 para 4-3-3 para se adaptar ao jogo e procurar o equilíbrio. Não se sentiu nenhuma fraqueza ou desconforto por parte dos jogadores.
- Jogadas estudadas – Muito trabalho de laboratório neste FC Porto 17/18. Vimos pelo menos 3/4 lances livres com jogadas estudadas a surpreenderem a defesa do Braga e a criar situações de perigo.


Pontos (-)

- Aboubakar - Falta de eficácia em momentos chave apesar de outros bons pormenores ao longo do jogo. 
- Felipe - Comprometeu em mais do que um lance na partida e mostrou alguma displicência.

- Espaço entre linhas no 4-4-2 - Muito espaço cedido ao adversário nesta forma de estar em campo. As perdas de bola no miolo originaram vários metros vazios entre a dupla Danilo/Óliver e os nossos 4 defesas que permitiu aos alas do Braga pegar no jogo por várias ocasiões.


Rescaldo: Foi a qualidade de Corona que decidiu o jogo mas o resultado merecia ter sido mais avultado, não só pela exibição como também pelo apoio dos nossos 7 mil adeptos que se deslocaram. Passámos num teste difícil e desfizemos as dúvidas em relação a adversários mais perigosos. É possível que o nosso treinador opte pelo 4-3-3 em jogos mais exigentes... veremos isso mais à frente. No que interessa: 4 jogos, 4 vitórias e zero golos sofridos. Recorde de carreira para Iker Casillas e melhor registo defensivo no clube desde 1983/84, com José Maria Pedroto. Fantástico!

Queremos o Porto campeão!

PS: Texto de Francisco Ortigão

2 comentários:

  1. concordo, faltam nos claramente 2 a 3 medios intensos, fisicamente fortes e rapidos que possam fazer o que brahimi faz sem tanto esforço e que compensem defensivamente como o fisico de corona, brahimoi e oliver nao conseguem. Num futebol intenso que SC quer dificilmente brahimi e corona por exemplo conseguem nao se lesionar durante algum tempo com lesoes musculares. Realmente se abou fosse constante nem 100 milhoes dariam para lhe pagar, so que ou marca tudo ou nao marca nada, Marega e utilissimo e realmente atacamos com muitos, ricardo da uma profundidade que maxi ja nao pode e filipe acho que se esta a achar o maior do pedaço e tem asneiras infantis mas nao esqueçam que começou a jogar futebol aos 20 anos. Merecemos claramente o jogo e podiam ter sido 4 ou 5 em dia de sorte, foi mais complicado o tondela. A equipa esta unida e os arbitros so tem um soluçao e começarem a acertar o mais possivel porque estatisticas vao começar a aparecer e depois comparam se com os emails e a coisa ficara mesmo negra para a apaf. SE REPARAREM O VIDEO ARBITRO ENTROU EM JOGOS DO PORTO E SPORTING E COM ACERTO, EM JOGOS DO BENFICA NADA, AS BARRACADAS TEM SIDO TODAS EM JOGOS DO BENFICA, O PENALTI EM VILA DO CONDE E UM PENALTI SO DE TV ou o arbitro apitou porque jonas veio para tras fazendo teatro ou porque sim, era um penalti de video arbitro. temos de continuar assim mas precisamos de mais 3 medios a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos se o mercado nos traz alguma prenda e se (mais importante que isso) não nos leva nenhum dos anéis. Dia 31/08 ou dia 01/09 faremos um post sobre isso

      Eliminar